O marketing global não é nada além de marketing feito em nível nacional e internacional e que envolve entender as semelhanças, as diferenças e aproveitar as oportunidades para atingir a meta. Concentrar-se no marketing global é tão importante quanto concentrar-se no marketing doméstico, se uma empresa pretende aumentar as vendas.

O mercado interno tornou-se saturado na maioria das categorias de produtos e serviços, em todos os países industrializados e, portanto, eles começaram a lidar com outros países para aumentar suas vendas. Normalmente, nesse caso, os bens que são muito caros para os clientes domésticos comprarem são exportados para outros países ricos.

Quando uma empresa faz marketing dentro dos limites de um país específico, ela precisa competir com outras empresas domésticas, bem como com empresas internacionais que fazem parte do mercado. As etapas de marketing tomadas pelos profissionais são baseadas no gosto de um público específico. O produto pode não se adequar ao gosto dos clientes em um nível superior. As outras empresas nacionais que pretendem se globalizar dificultam o crescimento dessas empresas. Eles se tornam invisíveis em nível internacional, pois são incapazes de lidar com a crescente concorrência e podem não estar cientes dos concorrentes em potencial. O desenvolvimento do produto depende da necessidade dos moradores locais. Esses tipos de negócios são etnocêntricos e só se incomodam com o desempenho deles no mercado doméstico.

As empresas que planejam se tornar globais devem começar com a exportação para um cliente estrangeiro primeiro. Os retornos não seriam satisfatórios no começo. O departamento de exportação pode ser apresentado na sede que lida com todas as leis. Pode haver uma possibilidade de se tornar exportadores secundários, trazendo a empresa de gerenciamento de exportação para a situação, que lidará com o problema da linguagem, a diferença de horário, a papelada e os clientes. Se gerenciar as exportações sem qualquer ajuda, o departamento de exportação pode ser iniciado em um escritório localizado no exterior. Este escritório trabalha em colaboração com a sede regional. Mas os respectivos escritórios offshore tomam as decisões de marketing, pois terão o melhor conhecimento sobre o mercado específico em que estão operando.

O marketing multinacional envolve marketing em muitos países. O marketing é baseado nos requisitos de diferentes países e os retornos são recompensadores. Cada região deve ser estudada individualmente com base no desenvolvimento, produção e comercialização. Tais tipos de mercados são conhecidos como região central. O marketing global envolve todo o mundo. O mundo inteiro é resumido como um mercado único e os produtos lançados no mercado devem atender às necessidades de qualquer mercado regional. Profissionais de marketing em todo o mundo tomam as decisões de marketing. Esse tipo de mercado é conhecido como geocêntrico.

A indústria automotiva é um desses mercados que viu um aumento global nas vendas nos últimos cinquenta anos. Anteriormente, apenas as empresas locais, como a Ford e a General Motors, costumavam produzir carros nos Estados Unidos, mas hoje outros concorrentes internacionais, como a Toyota e a Honda, estão operando no mesmo mercado e fizeram as empresas locais. Outro fator importante para o marketing global é a Internet, que introduziu o comércio eletrônico. As empresas foram se tornando on-line e globais. Isso incentivou as vendas da empresa e os números só estão aumentando por causa de usuários da Internet cada vez maiores. A localização geográfica dos clientes não é mais um obstáculo. A gestão de marketing global e o comércio eletrônico business-to-business estão crescendo rapidamente.

Produto, preço, colocação e promoção são os elementos do marketing global. O produto criado deve ser tal que possa vender em qualquer lugar usando o mesmo método. Deve considerar os elementos primários de todos os mercados. No entanto, o idioma em que o produto é nomeado pode ser alterado, enquanto o conteúdo pode permanecer o mesmo. O preço nunca é constante. Deve ser decidido depois de analisar o mercado e a moeda do país. As variáveis ​​que afetam os preços são a localização onde o produto está sendo produzido, o custo dos ingredientes, as taxas de transporte, as taxas de mão-de-obra, etc.

Colocação é como o produto é distribuído e como ele atinge o mercado-alvo. Como nos países do terceiro mundo, há uma falta de superlojas, para que possam ser colocadas ou vendidas em lojas comuns. Depois que o produto é desenvolvido e distribuído, deve ser promovido precisamente conhecido como publicidade, a promoção é uma das principais etapas do marketing e consome a maior parte do orçamento. Se for possível enviar a mesma mensagem em todo o mundo de maneira relevante e econômica, ela deve ser colocada em prática, mas o desafio é realmente grande.


Consultoria SEO para Psicólogos