Diferenças entre Marketing e Publicidade

Marketing e Publicidade, embora pareçam semelhantes, mas na realidade não são. A publicidade é apenas uma parte do jogo maior chamado Marketing. O marketing engloba a conceituação completa de uma marca desde a pesquisa, passando pelo design, até a propaganda e a venda. A publicidade, por outro lado, é um componente do processo de marketing que nada mais é do que transmitir a mensagem através da variedade de mídias para promover o produto.

A publicidade é um dos componentes mais importantes de uma estratégia de marketing e também a mais cara. A publicidade constitui o envio da mensagem ao público sobre sua empresa, produto ou serviços. Também constitui o trabalho de bastidores, como o processo que envolve a formação de várias estratégias e a criação de uma estratégia certa para atingir os espectadores. A estratégia consiste em planejar coisas como colocar anúncios, decidir qual mídia utilizar, a que horas, frequência, etc. Os anúncios geralmente são veiculados por meios como televisão, correio tradicional, jornais, internet, e-mails, rádio, revistas, mensagens móveis, folhetos, cartazes etc. O mais popular é, claro, a televisão, embora a publicidade na internet esteja se tornando cada vez mais popular também.

A maneira mais fácil de diferenciar a publicidade do marketing é considerar o marketing como um bolo e, se você cortar o bolo, anunciar como uma das peças desse bolo. Os outros pedaços de bolo são pesquisa de mercado do produto, design de produto, planejamento de mídia, PR, preços de produtos, satisfação do cliente, suporte ao cliente, vendas e muito mais. Todos esses componentes ou peças de bolo devem funcionar de forma independente, mas coletivamente, para atingir a meta maior, ou seja, vender produtos e criar reputação da empresa no mercado. O marketing é um processo de maratona que envolve muitas tarefas que envolvem horas, às vezes, dias de pesquisa. A parte de pesquisa de marketing leva a maior duração, pois envolve compreender completamente o comportamento das pessoas em relação a um produto. Projetar o produto e desenvolver a estratégia de publicidade também é um processo demorado. Somente componentes que demoram menos tempo estão executando anúncios e vendas. O marketing também pode ser percebido como um meio entre os consumidores e a empresa.

Mas muitas empresas muitas vezes cometem erros ao confundir propaganda com marketing. Eles tentam imitar grandes empresas como Coca-Cola e Pepsi na publicidade, mas simplesmente ignoram o trabalho que está por trás disso. O exemplo clássico disso é, por exemplo, o caso do logotipo. Muitos donos de empresas são tão histéricos sobre o logotipo de sua empresa em seus anúncios que acham que isso simplesmente trará as vendas. Mas o que faz um logotipo funcionar não é outro senão a reputação da empresa e o logotipo deve ter um sentimento e deve refletir verdadeiramente os valores da empresa. Deve-se lembrar também que essas empresas gastam fortunas em publicidade que um novo negócio inicial não consegue. Em vez de gastar dinheiro desnecessário em branding, seu produto deve investir dinheiro e tempo para comunicar aos consumidores que eles podem atender às suas expectativas. Depois de construir reputação e crescer para uma empresa de grande porte, pode-se pensar nessas ideias luxuosas. Educar os consumidores também ajuda, pois lhes dará uma compreensão de que você sabe o que faz e é o melhor em fazer isso.

Os profissionais de marketing inteligentes são agressivos na abordagem, em vez de passivos. Eles provocam a mente do leitor, levando-o a fazer algo em vez de apenas torná-lo conhecedor do produto. Os profissionais de marketing inteligentes também trazem para casa os nomes, endereços e números de contato de pessoas realmente interessadas em contratar sua empresa, empregando um marketing agressivo. Assim, ter uma boa campanha de marketing fala muito sobre a empresa e seus produtos e publicidade dá o toque final ao trabalho duro feito pelo pessoal de marketing na venda de um produto.


Consultoria SEO para Psicólogos